quarta-feira, 22 de julho de 2015

Saúde em pareceira com o CESCAGE inicia padronização de cuidados com feridas

Foto: Divulgação
A Prefeitura de Ponta Grossa investe mais uma vez na saúde dos cidadãos ponta-grossenses. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com o Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE, através da Atenção Primária, estam realizando a padronização de coberturas, soluções e pomadas para uso nos pacientes portadores de feridas. Esses materiais irão trazer um maior resultado aos pacientes, pois trabalham com alta tecnologia. “Trata-se de um investimento inédito no serviço público do âmbito municipal”, comenta o coordenador da Atenção Primária, Robson Xavier.


Os enfermeiros podem prescrever a utilização de qualquer tipo de cobertura que se enquadre na descrição de produtos para saúde, segundo a classificação da ANVISA, ainda que sejam definidos como grau 1, 2 ou 3. Para isso, é necessário que o enfermeiro esteja capacitado para realização de tal prescrição.

Pensando nisso, a SMS elaborou um curso para orientar os profissionais de saúde quanto ao uso seguro das coberturas especiais, periodicidade de trocas, padronização de técnicas para a realização do curativo, monitoramento e avaliação da ferida. “Essas medias contribuem para o conforto, bem estar do paciente, redução no tempo de cicatrização, no custo do tratamento e no risco de complicações”, comenta Robson.

O cuidado sob medida para o paciente é a base do tratamento efetivo das feridas, que tem por fim promover a cicatrização, reduzir o risco de infecção e o agravamento das lesões,  mantendo a viabilidade cutânea. “É uma conquista para o tratamento de feridas, nossa cidade sai ganhando mais uma vez no que diz respeito aos cuidados à saúde”, comenta a enfermeira Michele Moraes. Segundo ela, a escolha do tipo de tratamento depende de fatores relacionados às condições clínicas de cada paciente, ao estágio do processo cicatricial, ao tipo, tamanho e a forma da ferida e, principalmente aos recursos terapêuticos disponíveis e as pessoas responsáveis pelos cuidados.

O curso acontece entre os dias 21, 22 e 23 de julho e 11, 12 e 13 de agosto. O mesmo será ministrado por enfermeiros Estomaterapeutas (especialistas em cuidado com feridas). As aulas acontecem na sede do Cescage Mitaí, das 8 às 17h.

Fonte: Prefeitura de Ponta Grossa

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.