segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Mais de 700 professores se reúnem para debater o poder da educação

Programas educacionais do Sicredi e Sescoop 
realizam Encontro Interestadual em Curitiba
Em 2015, centenas de educadores compartilharam conhecimentos em Curitiba 
Foto: divulgação 
Nomes como Max Haetinger, Julio Furtado e Celso Antunes estarão reunidos em Curitiba com cerca de 700 profissionais da educação para falar sobre a importância da transformação nesse setor. Agentes, assessores, professores, coordenadores pedagógicos, prefeitos, representantes de Secretarias de Educação e presidentes de cooperativas participam do Encontro Interestadual dos Programas Cooperjovem, do Sescoop, e A União Faz a Vida, do Sicredi.

O evento acontecerá nesta terça e quarta (25 e 26 de outubro) no auditório Mario de Mari, no Cietep e tem como missão integrar os profissionais que trabalham com os dois programas em centenas de municípios. Além de disseminar a cultura da cooperação nas escolas e cooperativas educacionais, o encontro serve também para o compartilhamento das ideias e valorização dos professores.
O Encontro também contará com a participação dos professores Amaral Barbosa de Lima e Giliard Barbosa Ferreira, da Escola Miguel Antonio de Lemos do município Pedra Branca no Ceará, que conquistou o melhor índice do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em 2015 na rede municipal de ensino. 
Para o presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock, a iniciativa é uma forma de as cooperativas ajudarem na construção de um mundo melhor. "O futuro está nas nossas mãos, já que podemos ajudar as crianças a conhecerem os reais valores da sociedade. Elas passam a entender que compartilhamento, o respeito ao próximo e o 'fazer juntos' são essenciais para melhorarmos o nosso dia a dia", ressalta.
Quem fará a palestra de abertura do evento será o professor Júlio Furtado, que é pedagogo e psicólogo, Mestre em Educação pela UFRJ, diplomado em Psicopedagogia e Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Havana, Cuba, idealizador do Canal Sala dos Professores e autor de vários livros. Na sequência, os professores Amaral, Giliard e Paula contarão suas histórias inspiradoras e de transformação na educação.
O Professor Celso Antunes abre a tarde com a palestra “Como ensinar valores, estimular inteligências e discutir-se emoções”. Ele é especialista em Inteligência e Cognição, Mestre em Ciências Humanas e membro de várias Organizações nacionais e internacionais voltadas à educação, além de ser autor de vários livros.
Na sequência, Max Haetinger faz a palestra de encerramento "O Educador transformando realidades", abordando a importância do processo de aprendizagem. O professor cursou a Escola Superior de Educação Física e Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Economia na PUC-RS. É pós-graduado em Informática na Educação (UFRGS), Psicopedagogia (Candido Mendes), Mestre em Educação/Educação à distancia (AWU/EUA) e Doutorando em Ciências da Educação na Universidade do Porto, Portugal.
Haetinger é autor dos livros Criatividade Criando Arte e Comportamento (1998), que está na décima edição, Informática na Educação Um olhar criativo (2003), Universo Criativo da criança na educação (2005), Professor Max em Revista (2010) e Aprendizagem Criativa (2011). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Aprendizagem lúdica e Educação à distancia, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino-aprendizagem, criatividade, tecnologia aplicada na educação, mídia e imagem na aprendizagem, educação para corporeidade e Jogos e dinâmicas.

Sobre o Cooperjovem
O Cooperjovem é um programa desenvolvido há 16 anos em todo o país pelo Sistema OCB, com objetivo de disseminar a cultura da cooperação. É desenvolvido em cooperativas educacionais e escolas de todo o Brasil, por meio de atividades educativas baseadas nos princípios, valores e virtudes cooperativistas, reforçando o quinto e o sétimo princípios do cooperativismo, respectivamente: Educação, Formação e Informação e Interesse pela Comunidade. No Paraná, o Cooperjovem é realizado pelo Sistema Ocepar, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR), em parceria com mais de 20 cooperativas, abrangendo cerca de 16 mil alunos, 600 professores e aproximadamente 300 escolas públicas, de quase 70 municípios.
A União Faz a Vida
O Programa A União Faz a Vida é a principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi, que tem como objetivo promover valores de cooperação e cidadania entre crianças e adolescentes, por meio de práticas de educação cooperativa. As ações têm como protagonistas os alunos, educadores, a família e toda a comunidade envolvida nas atividades. Ao todo, 17 mil educadores e mais de 215 mil alunos, de 1.368 escolas, participam do Programa atualmente em âmbito nacional. No Paraná, São Paulo e Rio Janeiro, está presente em 108 municípios, contemplando 417 escolas, 5.265 educadores, 62.441 crianças e adolescentes e 24 cooperativas. Mais informações:http://auniaofazavida.com.br/.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa com mais de 3,3 milhões de associados e 1.500 pontos de atendimentos, em 20 estados do País*. Referência internacional pela organização em sistema, com padrão operacional e utilização de marca única, o Sicredi conta com 121 Cooperativas de Crédito filiadas, distribuídas em cinco Centrais regionais – acionistas da Sicredi Participações S.A. –, uma Confederação, uma Fundação e um Banco Cooperativo, que controla uma Administradora de Bens, uma Corretora de Seguros, uma Administradora de Cartões e uma Administradora de Consórcios.
Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br
* Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Rondônia, Goiás, Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Ceará, Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí e Bahia.

Fonte: Central Press

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.