quinta-feira, 13 de junho de 2019

Presidente explica atividade do CONSEA/PG

Presidente do Consea/pg, Leandro Soares Machado. Foto: divulgação
Em entrevista concedida a nossa reportagem, Leandro Soares Machado, Presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Ponta Grossa (CONSEA/PG), prestou esclarecimentos sobre as atividades do Conselho, abordando também a respeito da 2ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, prevista para a próxima sexta-feira (14).

Acompanhe os detalhes da Conferência em: Segurança Alimentar e Nutricional terá conferência em Ponta Grossa.

Primeiramente, ele disse que “está sendo positiva a procura das inscrições e os preparativos deverão ser concluídos até a próxima quarta-feira”.

ENTREVISTA
As perguntas que foram feitas permitem estabelecer uma ideia geral das atividades do Conselho e o que está previsto para a Conferência:

J - Qual a finalidade do Conselho?
L - Fiscalizar, orientar e sugerir propostas relacionadas a Segurança Alimentar e Nutricional do município do Ponta Grossa.
J - Qual a perspectiva de participação dos setores interessados na Conferência?
L - Nossa expectativa é da mais ampla participação da comunidade, bem como, das entidades e dos membros do executivo que tenham afinidade com o tema.
J - Como pode ser entendido o sistema de estabelecido pela municipalidade no que diz respeito a segurança Alimentar e Nutricional?
L - O município já avançou muito em termos do combate a fome e a alimentação saudável, como por ex.: Feira Verde, Mercado da Família, Restaurante Popular, Banco de Alimentos, entre outros, mas acredito que a população tem muitos outros anseios, assim como as entidades e os pequenos produtores rurais e os agricultores orgânicos.
J - O que levou o Conselho a escolher o tema central?
L - O tema veio como orientação do CONSEA Nacional, que a meu ver é oportuno, uma vez que afirma princípio da igualdade da qualidade alimentar no campo e na cidade; e sugere uma avaliação do que temos e o que queremos, reafirmando a importância da participa social na construção das políticas públicas.
J - Setores como supermercadistas, bem como comercio em geral pode participar?
L - Não existe uma obrigatoriedade da participação, mas é importante que a comunidade, entidades e lideranças comunitárias se envolverem com o tema.
J - A questão dos fornecedores para o cumprimento dos programas estabelecidos poderá ser avaliada na Conferência?
J - Como o Executivo Municipal está apoiando?
L - Por força da Lei Municipal nº 11.646/2014, o CONSEA/PG está vinculado a Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária e Abastecimento (SMAPA), mas além dela estamos tendo o apoio da Fundação de Assistência Social (FAS), de outros órgãos e entidades da sociedade.
J - Qual é a sequência depois da elaboração das propostas?
L - Na Conferência temos um momento de apresentação e aprovação de propostas, as quais serão retiradas a nível Municipal, Estadual e Nacional, essas propostas aprovadas comporão o relatório final da Conferência, posteriormente será encaminhado ao poder executivo Municipal, sugerindo que as mesmas componham políticas estratégicas do município. 

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.