sábado, 16 de março de 2013

Cultura prepara comemorações para Páscoa

Em comemoração pela Páscoa, a Fundação Municipal de Cultura lança o projeto “Um olhar sobre a Páscoa”, que será realizado de 22 a 30 de março no Centro de Cultura, no Marista Santa Mônica e no Parque Ambiental. O projeto abrange os segmentos de artes plásticas, literatura, patrimônio étnico, música, dança e teatro.
A programação se inicia no  dia 22 de março no Centro de Cultura, que será um “Ponto de Cultura da Páscoa”. O projeto também levará atividades à comunidade da periferia, como um projeto-piloto a ser ampliado nas próximas edições do evento, que foi nomeado como “Caravana da Páscoa”. A Praça Faris Michaelis deverá receber elementos decorativos lembrando a Páscoa, com trilhas de circulação indicadas por patinhas de coelhos pintadas no piso. Serão três espaços cenográficos, onde as famílias poderão apreciar e fazer fotos no período de 22 a 30 de março.
Todo o material decorativo será aproveitado de edições anteriores, não havendo custo para tal ação. Este espaço também estará disponível para a exposição dos grupos de artesanato locais. Na Sala Avelino Vieira haverá uma mostra com painéis crítico-interpretativos, além da exposição do patrimônio material de grupos culturais a respeito da Páscoa, como a pêssankas ucranianas e o Sírio Pascal cristão, com o apoio da Casa da Memória e Mosteiro da Ressurreição.
Nos espaços das galerias Lúcio Mauro Ribeiro e João Pilarski será realizada a exposição “Um olhar sobre a Páscoa” com os desenhos de alunos das escolas municipais, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. No espaço do auditório, serão realizadas contações de histórias, recitais, pequenas encenações, entre outras atividades artísticas no período de 25 a 28 de março, turnos matutino e vespertino (às 08h, 09h, 10h, 13h30, 14h30, 15h30), com agendamento prévio de grupos junto à unidade, pelo telefone (42) 3901-1588. No anexo do Centro de Cultura ainda serão oferecidas oficinas de artes plásticas, para grupos portadores de necessidades especiais ou vindos de instituições/comunidades carentes, também com o agendamento prévio junto à Coordenação de Artes Plásticas da Fundação Municipal de Cultura.
A Caravana da Páscoa que começa no dia 23 de março conta com a parceria do Centro Social Marista Santa Mônica, sendo que nas dependências deste colégio serão ofertadas atividades artístico-recreativas para crianças, como oficinas de pintura e montagem de máscaras de coelhos, oficinas com materiais recicláveis, dobraduras, pinturas de rostos, contações de histórias e brincadeiras como ‘Coelhinho sai da toca’; e, aos adultos e palestras sobre a confecção de pêssankas.  Todas as atividades serão desenvolvidas em grupos, com um controle de entrada na portaria do colégio.
Na Rua Roma do bairro Santa Mônica, na altura do Centro Social, será fechado um quarteirão (com o apoio da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte - AMTT), no sentido de montar um palco para atividades artísticas. Ali serão realizadas apresentações com o apoio de grupos que, gratuitamente, se propuseram a participar, como um grupo de Canto e Dança da Igreja Evangélica, Banda Lyra dos Campos, encenação da Paixão de Cristo, entre outras ações a serem desenvolvidas no período das 14 às 18 horas.
Ainda estarão disponíveis os brinquedos e a equipe de recreação da Fundação Municipal de Esportes, também parceira nestas ações para a comemoração da Páscoa. No dia 24 de março (domingo), as atividades da Caravana serão realizadas no Parque Ambiental, no sentido de oferecer atrações artísticas e recreativas às famílias que ali circulam no final de semana.
Programação de contações temáticas no Centro de Cultura nos dias 25, 26, 27 e 28 de março 
(é necessário agendamento prévio, através do telefone 3901-1488)
. manhã: sessões às 8h 9h  e 10h
. tarde: às 13h30, 14h30 e 15h30 
Estratégia de participação: 
- Agendamento prévio do dia e horário pelo telefone 3901-1588
(é imprescindível que a escola agendada assuma o compromisso de trazer    seus alunos e professores, mesmo com mau tempo)
- Lotação máxima do auditório do Centro de Cultura: 120 crianças e professores
- Após a contação (1/2 hora) todos visitarão as exposição de desenhos das escolas municipais e as demais exposições temáticas
- As contações abordarão temas de Páscoa e serão desenvolvidas por Lucélia Clarindo/Bando da Leitura, Phellip William (acadêmico de Letras), Alana ÁguidaBerti (acadêmica de Artes Visuais), Mariangela Digiovani (artista plástica/Divisão  de Artes Plásticas da Fundação de Cultura e Alfredo Mourão/Na Cia das Histórias.


Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.