terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Mais de 30 mil alunos retornam as aulas na Rede Municipal

Foto: Divulgação
O prefeito Marcelo Rangel e a secretária municipal de Educação acompanharam, ontem segunda-feira, início as aulas na Escola Municipal Guaracy Paraná Vieira, São Mantin, um dos 18 escolões de Ponta Grossa. Nesta segunda-feira, mais de 30 mil alunos da Rede Municipal de Educação voltaram às aulas, nas 144 unidades escolares, entre escolas públicas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).
O ano letivo começou em todas as escolas e CMEIs de Ponta Grossa. Já as atividades dos escolões começarão mais tarde, devido ao tempo necessário de preparo dos professores e orientar os pais. A partir desta semana, os escolões começam as reuniões com os pais para explicar o novo sistema que está sendo adotado em 20% das escolas municipais. Com isso, a prefeitura de Ponta Grossa supera a meta do governo federal, de implantar o ensino integral em 50% das escolas do ensino básico em todas as cidades brasileiras até 2022.
Foto: Divulgação
O ensino integral está sendo bem recebido pelas crianças que passarão pelo processo. Segundo a diretora do escolão Guaracy Paraná Vieira, Giovana dos Santos, os alunos da escola vinham sendo preparados para o ensino integral desde o ano passado. “A primeira pergunta deles hoje, no início das aulas, foi sobre o ensino integral. Eles estão ansiosos pelas atividades extras”, diz a diretora. Os alunos terão atividades complementares à grade curricular, ligadas à cidadania, sustentabilidade, meio ambiente, linguagens, corpo e movimento. As crianças também terão acompanhamento pedagógico.
Foto: Divulgação
Os escolões vão trabalhar com eixos norteadores da organização pedagógica do tempo escolar. A carga horária diária será de sete horas. Neste tempo serão trabalhados com as crianças, além dos conteúdos curriculares das áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Conhecimentos Sociais e Conhecimentos Naturais, os eixos “Homem, Meio Ambiente e Sustentabidade”, “Cidadania e Diversidade Cultural”, “Acompanhamento Pedagógico”, “Linguagens”, “Ludicidade” e “Corpo e Movimento”. Nos escolões, o primeiro ciclo do Ensino Fundamental terá semanalmente 16h de atividades complementares, na parte da manhã, e 20h de conteúdos curriculares, na parte da tarde. Para o 2º Ciclo serão 20h semanais de conteúdos curriculares (manhã) e 16h de atividades (tarde).

Fonte: Assessoria de comunicação da prefeitura de Ponta Grossa

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.