sexta-feira, 21 de março de 2014

População participa de audiência pública sobre os animais de rua

Foto: Le Soma
             O prefeito Marcelo Rangel participou nesta quinta-feira (20) de uma audiência pública, que discutiu a questão dos animais de rua. O encontro contou com a participação de diversas lideranças, de ONGs de Proteção aos Animais, das autoridades locais, de representantes da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa e com a participação direta da população. Durante a audiência foram discutidos temas como a castração animal, o abandono dos animais e a posse responsável, a importância das políticas públicas e a participação da comunidade para resolução dos problemas.
            “Ouvir a população é um grande passo para que possamos buscar soluções para um problema que existe há muito tempo. É através da união de todos, que poderemos traçar metas para a problemática dos animais de rua”, destaca o prefeito Marcelo Rangel.  Para Ana Paula de Almeida, que cuida voluntariamente de alguns animais, a participação das pessoas é indispensável. “Fazer uma audiência pública para falar deste problema foi uma atitude correta da prefeitura, acredito que a população precisa de fato se envolver com esta causa, que é social. Pela experiência de cuidar de animais abandonados, acredito que os maiores culpados por esta situação, são as pessoas que abandonam os animais. Nós já temos a causa, agora é preciso buscar soluções para isso”, afirma Ana.
            De acordo com o censo parcial desenvolvido pela coordenação de Zoonoses da Prefeitura de Ponta Grossa, a população apenas de cães é de aproximadamente 60 mil, além de 6 mil gatos. Isto não quer dizer que estes animais, estejam todos nas ruas, mas existem os semidomiciliados, que são aqueles que possuem donos, mas transitam pelas ruas. É difícil estimar o número de animais que estão de fato nas ruas. No entanto, uma das grandes dificuldades que o município apresenta, está relacionada aos animais que possuem donos, mas ficam nas ruas. O município também enfrenta problemas com animais de grande porte e que estão nas ruas, mas possuem donos, explica o supervisor de Vigilância em Saúde, Carlos Coradassi.

Fonte: Assessoria de comunicação da prefeitura de Ponta Grossa

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.