quarta-feira, 19 de março de 2014

Prefeitura e Cargill renovam projeto “De grão em grão”

Foto: Divulgação
       O projeto “De grão em grão”, desenvolvido em quatro escolas municipais pela Secretaria Municipal de Educação e Fundação Cargill, foi renovado ontem terça-feira, com a assinatura do prefeito Marcelo Rangel e da secretária Esméria Saveli. O “De grão em grão” integra educação básica, conscientização ambiental e sustentabilidade, trabalhando junto com os alunos a agricultura familiar e a alimentação segura. O projeto é desenvolvido nas Escolas Municipais Deputado Mário Braga Ramos, no Parque dos Pinheiros, na General Aldo Bonde, no Jardim Lagoa Dourada, na Professor Egdar Zanoni, no Gralha Azul, e na Guaracy Paraná Vieira, no San Martin.
         “Parcerias entre a iniciativa privada e o poder público são muito importantes e precisam ser ampliadas. Esta parceira entre a prefeitura e a Cargill é um bom exemplo de sucesso: nossas crianças se tornam responsáveis pela horta e desde cedo aprendem sobre importância – e gostam – da alimentação saudável”, disse o prefeito. Desenvolvido desde o ano passado, neste ano o projeto traz novidades. As hortas, antes plantadas em pneus, agora serão plantadas também no solo e, além do material didático, as escolas receberão do projeto ferramentas para que as crianças lidem com o plantio. As verduras e legumes colhidos no projeto são usados na merenda escolar.
         Segundo a coordenadora de voluntários da Cargill, Juliana Gouveia, o projeto seguirá até 2015, focando a alimentação saudável. “Para nós, esta parceria é muito importante”, disse. A Fundação Cargill oferece tudo o que é necessário para a criação de uma horta – terra, sementes, ferramentas, etc - e a capacitação de professores das escolas que integram o projeto. No ano passado, as crianças trabalharam com o uso de materiais inservíveis: as hortas foram feitas sobre pneus, distribuídos pelos espaços das escolas. Cada escola montou cerca de 20 canteiros de pneu, com uma média de três mudas em cada um deles.
         O projeto também serviu de incentivo para a Secretaria de Educação desenvolver hortas em todas as escolas municipais. Segundo a secretária de Educação, Esméria Saveli, hortas semelhantes com as cultivadas nas quatro escolas do projeto serão feitas também nas outras escolas. “O De grão em grão nos mostrou que qualquer espaço pode ter uma horta e vamos fazer isso em todas as nossas escolas”, disse Esméria. De acordo com a coordenadora do projeto na Secretaria de Educação, Aparecida de Fátima Oliveira Castanho, o De grão em grão tem agradado os alunos, que perceberam a importância e desenvolveram o hábito de uma alimentação saudável.
         Acompanharam a assinatura da renovação do projeto, além da secretária Esméria, o Chefe de Gabinete, Ricardo Linhares, os secretários de Agricultura e Pecuária, Gustavo Ribas Netto, de Comunicação, Edgar Hampf, os vereadores Daniel Mila e Luiz Bertholdo, o gerente sub regional da Cargill, Rodrigo Gumurski, o supervisor administrativo da Cargill, Manoel dos Reis Moreira Filho, a coordenadora de voluntários da Cargill, Juliana Gouveia, a coordenadora do projeto na Secretaria de Educação, Aparecida de Fátima Oliveira Castanho, e as diretoras das escolas Edgar Zanoni, Romilda Meyer Santana, da General Aldo Bonde, Maria Elvina, da Guaracy Paraná Vieira, Giovana dos Santos, da Deputado Mário Braga Ramos, Clóris Jaworski Lopes.

Fonte: Assessoria de comunicação da prefeitura de Ponta Grossa

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.