quinta-feira, 29 de maio de 2014

Rangel inaugura posto avançado de saúde do Jardim Nossa Senhora das Graças

Com três equipes de Saúde da Família e cinco médicos, 
o posto tem capacidade para atender até 15 mil pacientes por mês 
Foto: Divulgação
            O prefeito Marcelo Rangel inaugurou ontem quarta-feira (28) o posto avançado de saúde Zilda Arns, localizado no Jardim Nossa Senhora das Graças. O local possui uma estrutura moderna com 620 metros quadrados, que contemplam quatro consultórios médicos, salas para exames de preventivo, puericultura (voltada para o acompanhamento de crianças), central de esterilização, vacinação, eletrocardiograma, coleta de exames, triagem, além das salas, voltadas para trabalho administrativo e para o desenvolvimento das reuniões das Agentes Comunitárias da Saúde (ACS). Cinco médicos cubanos do programa “Mais Médicos” estão atendendo a comunidade. A unidade tem capacidade para atender até 15 mil pacientes por mês. A coordenação de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde está organizando a forma mais adequada para o agendamento e disponibilização das consultas que serão ofertadas.
            No local em que foi entregue o posto avançado de saúde seria construído um Centro de Atenção à Saúde (CAS). No entanto a gestão anterior deixou as obras inacabadas. Quando o novo governo assumiu foi feito um estudo e várias reuniões com os moradores do Jardim Nossa Senhora das Graças. A população decidiu que seria mais importante para o local a implantação de um posto avançado de saúde e não de um CAS. “Nós trabalhamos de forma transparente e sempre ouvindo a população. Foram os próprios moradores que optaram por uma unidade de saúde. Outra ação importante foi o estudo feito pela Secretaria Municipal de Saúde. Com isso, chegamos à conclusão de que a população será melhor atendida com a implantação do Posto Avançado de Saúde”, explica o prefeito Marcelo Rangel.
            Para a moradora do Jardim Nossa Senhora das Graças, Nelci Souto, que possui doenças crônicas e por isso precisa de acompanhamento, o posto atende às reivindicações dos moradores e terá condições de suprir a carência de atendimento que eles enfrentavam. “Estamos muito felizes por que finalmente temos uma unidade de saúde para nossa população. Antes nós estávamos sofrendo. Tínhamos que buscar vagas na unidade do Jardim Esplanada e nem sempre conseguíamos. Isso por que eles atendem os pacientes daquele local. Além da unidade nova, temos cinco médicos, uma ótima equipe para nos atender. Pra mim, a unidade, será de grande utilidade devido aos problemas de saúde que tenho”, comemora Nelci.
            A secretaria interina de Saúde, Ângela Pompeu, destaca que o atendimento do posto avançado de saúde Dra Zilda Arns, não será voltado apenas para consultas: “teremos um trabalho voltado para prevenção em saúde, atividades de acompanhamento de pacientes com doenças crônicas, como hipertensão e diabetes. A intenção é prevenir e evitar que os quadros clínicos possam agravar”.
            Também participaram da inauguração o secretário de Abastecimento, Sérgio Zadorosny Filho, a secretária de Educação, Esméria Saveli, os vereadores Ezequiel Bueno, Márcio Schirlo, Walter de Souza ‘Waltão’ e o diretor da 3ª Regional de Saúde do Estado, Jaime Menegoto.
Mais avanços na Saúde:
            Segundo o prefeito Marcelo Rangel a região do Parque Nossa Senhora das Graças e Jardim Esplanada terá mais melhorias na saúde. Mesmo com a inauguração do posto avançado de saúde Dra Zilda Arns, a Unidade de Saúde José da Silva Ribeiro, situada no Jardim Esplanada, não será fechada, o atendimento continua ocorrendo de forma normal. O que acontece é que aquela região está recebendo uma ampliação de atendimento. Também está previsto para o segundo semestre a inauguração do Posto Avançando de Saúde, do Jardim Jacarandá.
             “Não estamos fechando nenhuma unidade! Não concordo com isso. Acredito que o que precisamos é realmente ampliar a atenção básica de saúde e construir novos espaços. A nossa meta é fazer com que as pessoas, cada vez mais, aprendam a utilizar as unidades básicas de saúde, para que elas não precisem de atendimento no Hospital Municipal Amadeu Puppi. Acreditamos que por meio da atenção primária é possível melhorar muito a saúde”, conclui o prefeito Marcelo Rangel.

Nova unidade homenageia Zilda Arns
Zilda Arns atuou como pediatra e sanitarista e foi a fundadora da Pastoral Internacional da Criança e também da Pastoral do Idoso. Ela esteve à frente de instituições públicas e privadas de Saúde e ganhou destaque por conseguir mobilizar e potencializar recursos humanos, materiais e financeiros. Ele foi uma das vítimas fatais de um terremoto que devastou o Haiti, onde desempenhava missão humanitária, em 2010.

Fonte: Assessoria de comunicação da prefeitura de Ponta Grossa

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.