sábado, 28 de março de 2015

Ponta Grossa testa internet Wi-Fi no Terminal Central

Foto: Divulgação
A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa vem testando um projeto, elaborado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Ponta Grossa (UTFPR-PG) de oferta de internet gratuita no Terminal Central. Apesar de ainda estar em fase de avaliação, os usuários já podem acessar a rede Wi-Fi no lugar.
A Prefeitura está atualmente verificando a viabilidade da proposta – avaliando a quantidade de usuários e a demanda diária pela rede. O projeto está em análise final. Assim que for aprovado na Prefeitura Municipal, a internet gratuita só vai depender do prazo de instalação da Copel, que irá instalar a rede nos terminais Central, Nova Rússia, Oficinas e Uvaranas. O prazo da Copel é de 30 a 40 dias para instalação.
De acordo com o vice-prefeito Dr. Zeca, a proposta é ampliar o serviço, atingindo praças e parques na cidade. O projeto já deu certo no shopping popular. “Em outubro, fui procurado pelos responsáveis pelo projeto e já realizamos um piloto no shoping popular, que foi bem sucedido”, garantiu.
A expectativa de alcance da internet social é grande, já que em todo o sistema de transporte circulam diariamente cerca de 100 mil pessoas. No terminal central, a estimativa de fluxo de passageiros é de aproximadamente 40 mil pessoas.
A internet instalada pela Copel será a rede por fibra óptica, com velocidade de 60 MB. Devido ao sistema por fibra óptica, a intensidade do sinal não vai oscilar, mesmo diante do grande número de usuários.
Além disso, a prefeitura quer ainda desenvolver em parceria com a VCG um aplicativo para smartphones, que permita ao usuário acompanhar pelo aparelho a localização do ônibus que está esperando. “O sistema já existe nos telões do terminal central, precisamos apenas adaptá-lo em forma de aplicativo”, aponta Dr. Zeca.

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.