terça-feira, 5 de maio de 2015

5 de Maio – Dia Nacional do Expedicionário

Alcidio Soares 
Nunca é bom lembrar do holocausto da 2ª Guerra Mundial. Mas a data de hoje não pode passar desapercebido, a Força Expedicionária Brasileira (FEB) que lutou bravamente na Segunda Grande Guerra. Pois foi um dos maiores feitos dos militares brasileiros na Itália. Sendo assim não posso deixar de expressar meu orgulho em ter meu avô Alcidio Soares veterano da FEB, que hoje aos seus 95 anos me conta os relatos desta batalha, vibra com as conquistas do nosso país e se entristece com o atual desarmonia de nossa sociedade.

A data de 5 de Maio ficou registra uma homenagem àqueles que compunham a Força Expedicionária Brasileira (FEB) e que lutaram na campanha na Itália e na tomada de Monte Castelo, em fevereiro de 1945, durante a Segunda Guerra Mundial.

A FEB foi a força militar brasileira de 25.334 homens, constituída inicialmente por uma divisão de infantaria e acabou por abranger todas as forças militares brasileiras que participaram do conflito. Adotou como lema “A cobra está fumando”, em alusão a um discurso de Getúlio Vargas, que em 1940 afirmou ser “mais fácil uma cobra fumar do que o Brasil entrar na guerra”.

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.