sexta-feira, 1 de novembro de 2019

Seminário Paranaense de Logística Reversa trará a Curitiba os maiores especialistas nacionais do segmento

Foto: divulgação
Alguns dos maiores especialistas do Brasil nos temas de logística reversa e economia circular estarão no Campus da Indústria do Sistema Fiep, em Curitiba, no dia 12 de novembro, para participar do 3º Seminário Paranaense Logística Reversa.


No evento, promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e pelo Instituto Paranaense de Reciclagem (InPAR), os palestrantes debaterão soluções para a correta destinação dos resíduos gerados por toda a cadeia produtiva industrial, além de falar sobre os benefícios econômicos e ambientais dessa prática para as indústrias dos mais diversos segmentos.

A palestra de abertura do evento será de Davi Bomtempo, gerente-executivo de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CNI (Confederação Nacional da Indústria) e um dos principais representantes do setor produtivo em fóruns do meio ambiente a nível nacional e internacional. O economista lidera as agendas de recursos hídricos, biodiversidade, licenciamento ambiental, florestas, resíduos sólidos, mudança do clima, produção e consumo sustentáveis e falará sobre a Economia Circular e a Indústria do Futuro.

Outro representante de peso do setor é o de Cesar Faccio, secretário executivo da Coalizão Embalagens, grupo de associações empresariais que assinaram o Acordo Setorial de Embalagens em Geral. O programa é o único a ter toda a cadeia da logística reversa envolvida, com a participação de 17 associações de todo o Brasil, fabricantes e importadores de produtos que utilizam embalagens e distribuidores. O engenheiro mecânico, que já atuou nas áreas de qualidade e produção de uma empresa multinacional do segmento de pneus, falará sobre as fases de trabalho e os próximos passos da Coalizão.

Durante o encontro também será realizado o lançamento da Rota Estratégica de Economia Circular do Paraná, um estudo inédito dos Observatórios Sistema Fiep.

Entre as autoridades presentes estarão o presidente do Sistema Fiep, Carlos Valter Martins Pedro, o Secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo do Paraná (SEDEST), Márcio Nunes e o presidente do InPAR, Rommel Barion. Os demais palestrantes serão Marília de Souza, Gerente Executiva dos Observatórios do Sistema Fiep, Henrique Mendes, Gerente de Sustentabilidade da ABINEE (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), Fabrício Soler, sócio da Felsberg Advogados e Tiago Lima e Amanda Schneider, respectivamente Consultor Jurídico e Diretora Executiva do IBER (Instituto Brasileiro de Energia Reciclável).

As inscrições para a terceira edição do Seminário já estão abertas, são gratuitas e limitadas, e podem ser feitas pelo link. Podem participar empresários e profissionais do setor industrial, técnicos, acadêmicos, educadores e gestores de universidades e ambientalistas.

Serviço:
3º Seminário Paranaense de Logística Reversa
Data: 12/11/2019
Local: Campus da Indústria (Av. Comendador Franco, 1.341 – Jardim Botânico – Curitiba/PR)
Horário: das 8h30 às 17h30

Sobre o InPAR
O Instituto Paranaense de Reciclagem (InPAR) é uma instituição que tem o propósito de operacionalizar um sistema estadual de logística reversa de embalagens pós-consumo, visando atender às determinações impostas pela legislação vigente no âmbito estadual e federal. Fundado por seis sindicatos industriais (Sincabima, Sindicarne, Sindiavipar, Sinduscafé, Sinditrigo e Sipcep), com o apoio da Fiep, o Instituto possui 37 associadas de diferentes segmentos da indústria.

Das assessorias

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.