sábado, 8 de fevereiro de 2014

Inclusão social na Indústria e Comércio

Foto: Divulgação
O secretário municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Álvaro Scheffer, reuniu-se esta semana com membros de Sindicatos de Trabalhadores para tratar do ‘Programa de Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho’, o PROPCD.
O PROPCD visa atender pessoas com deficiência dando oportunidade de trabalho e de qualificação.
Em menos de um ano, desde o início do projeto (março-2012) aumentou as ofertas de vagas pelas empresas. As vagas para PCDs que no início eram 87 chegaram ao final do ano passado a 197. No início de 2013 eram 41 empresas contratantes. No final do mesmo ano, o número subiu para 81.
A Lei de Cotas (nº 8.213/91) determina que empresas com 100 ou mais funcionários destinem de 2% a 5% dos cargos a pessoas com deficiência física, promovendo o reconhecimento, preparação, qualificação e apoio no processo de adequação para receber essas pessoas.
O programa visa atender as necessidades das pessoas com deficiência e as empresas a cumprir seu papel social, o projeto mantém ações em parceria com empresas, escolas técnicas e entidades sociais, que preparam e qualificam a pessoa com deficiência no mercado de trabalho. “Queremos que essas pessoas tenham condições de se candidatar as vagas incluídas dentro da agência do trabalhador. Nossa meta é fazer com que Ponta Grossa seja a cidade que mais incluí pessoas com deficiência dentro do mercado de trabalho”, conta Scheffer.
Para as empresas, além de cumprir com a obrigação legal, é uma maneira de manter a responsabilidade social, pois muitos profissionais compensam deficiências como uma alta aptidão para a execução de determinadas tarefas. “É preciso que as empresas respeitem as limitações e que sejam oferecidas condições de acessibilidade ou recursos para esse fim” explica Scheffer.

O PROPCD deve ser formalizado dentro de 30 dias pela Secretaria de Indústria e Comércio e Qualificação Profissional.

Fonte: Assessoria de comunicação da prefeitura de Ponta Grossa

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.