terça-feira, 7 de abril de 2015

Semana MEI, do Sebrae, será de 13 a 17 de abril no Paraná

O Sebrae/PR realiza, de 13 a 17 de abril, a sétima edição da Semana do Microempreendedor Individual (MEI). O evento acontecerá simultaneamente em todo o País, com atividades em 107 cidades do Paraná, em parceria com as Salas do Empreendedor, espaços que reúnem serviços prestados pelas prefeituras, informações e procedimentos de formalização, e soluções em gestão, disponibilizadas pelo Sebrae/PR, com foco em  microempreendedores individuais, empreendedores cujo faturamento bruto anual é de até R$ 60 mil.

Durante a Semana MEI paranaense, os interessados, em melhorar o desempenho de seus empreendimentos e também em sair da informalidade, receberão orientações, capacitações e serviços gratuitos, com foco no desenvolvimento de seus negócios. A expectativa é de atender mais de 12 mil microempreendedores individuais e potenciais microempreendedores individuais em todo o Estado. Está previsto um reforço das equipes para o atendimento.

A programação completa do evento, em todas as regiões do Estado, poderá ser acessada nos próximos dias no site www.sebraepr.com.br/semanamei. Algumas cidades paranaenses como Curitiba, Londrina, Guarapuava, Francisco Beltrão e União da Vitória contarão com um espaço extra para atender a demanda dos interessados. Tendas com estrutura de atendimento serão montadas em praças públicas e oferecerão os mesmos serviços disponibilizados pelas Salas do Empreendedor. 
Na programação da Semana MEI, estão previstas oito temas de oficinas, chamadas de “Oficinas SEI”, com soluções específicas para ajudar na gestão dos negócios, além de orientações, capacitações e apoio no processo de formalização. Também serão distribuídas cartilhas didáticas, com conteúdos práticos para ajudar os microempreendedores individuais.

A consultora do Sebrae/PR, Carla Selva, diz que, atualmente, em todo o Estado, são aproximadamente 250 mil microempreendedores individuais, divididos em diversas categorias. “É um segmento empresarial bastante representativo, que cresce de forma exponencial e reúne mais de 400 atividades. Em comum, todos precisam ter conhecimento de gestão, marketing, finanças e planejamento, que são o foco das nossas capacitações na Semana.”

Carla Selva, do Sebrae/PR, ressalta que é importante fazer um agendamento prévio antes das consultorias e oficinas, uma vez que as vagas para participar da Semana MEI são limitadas e a procura sempre é muito grande. “Em 2014, atendemos mais de 12 mil microempreendedores individuais. Para este ano, a expectativa é que ultrapassemos ainda mais esse número, por isso os interessados precisam se planejar”, orienta.

Além das prefeituras, outros grandes parceiros da Semana MEI são instituições financeiras, como o Banco do Brasil, o Sicoob,  Sicredi e Agência de Fomento do Paraná, que levarão para a programação palestras e orientações sobre crédito e serviços financeiros, e o Serviço Brasileiro de Resposta Técnica – SBRT/TECPAR com conteúdos técnicos para os microempreendedores individuais.

Formalização e Declaração Anual
A Semana MEI no Paraná dará também atenção especial aos empreendedores que precisam se formalizar e se regularizar junto à Receita Federal. “A formalização é uma oportunidade de crescimento, o empreendedor passa a ter muitas garantias e benefícios com esse processo”, afirma a consultora Carla Selva.

Os formalizados que não fizeram a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN) poderão contar com a estrutura montada durante a Semana MEI para ficar em dia com as suas obrigações. A consultora lembra que o prazo para declarações encerra no dia 31 de maio e a prestação de contas é obrigatória.

Microempreendedor individual
Desde setembro de 2009, quando passou a funcionar o Portal do Empreendedor no Paraná (www.portaldoempreendedor.gov.br), meio utilizado pelos empreendedores para regularizarem sua situação, aproximadamente 250 mil paranaenses já se formalizaram e se enquadram em mais de 400 ocupações. Dentre eles, artesãos, cabeleireiras, pedreiros, pintores, manicures.

Os microempreendedores individuais formalizados ganham vantagens empresariais, como a de emitir nota fiscal e melhores linhas de acesso ao crédito, bem como a proteção da Previdência Social, com direito à aposentadoria por idade, por invalidez, auxílio-maternidade e auxílio-doença.

Sobre o Sebrae/PR
Para quem já é ou quer ser empresário, o Sebrae/PR – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná é a melhor opção para obter informações e conhecimento. Criado na década de 1970, o Sebrae apoia as decisões dos empresários, dos potenciais empresários e dos potenciais empreendedores, no campo e na cidade, porque é a instituição que entende de pequenos negócios e possui a maior rede de atendimento do País. No Paraná, conta com seis regionais e 12 escritórios. A instituição chega aos 399 municípios por meio de Pontos de Atendimento ao Empreendedor, Salas do Empreendedor e parceiros locais, como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, orientações, capacitações, treinamentos, projetos, programas e soluções, com foco em empreendedorismo e gestão; empresas de alto potencial e potencialização; educação empreendedora; startups; liderança; e ambiente de negócios.    

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.