segunda-feira, 14 de setembro de 2015

De olho na sustentabilidade, Sebrae/PR e Castrolanda selam parceria

Presidente da Castrolanda Cooperativa Agroindustrial, Frans Borg, e o diretor de Operações do Sebrae/PR, Julio Cezar Agostini. Crédito da fotográfico: Rodrigo Czekalski.
Mapeamento indicará soluções em energias renováveis que podem ser implementadas pela cooperativa com sede em Castro; convênio foi assinado no dia 1º de setembro


Investir em iniciativas para atender as necessidades dos pequenos negócios e, ao mesmo tempo, contribuir para o desenvolvimento sustentável do Paraná. Com esta finalidade, o Sebrae/PR e a Castrolanda Cooperativa Agroindustrial firmaram parceria, no último dia 1º de setembro. A entidade apontará, por meio de um mapeamento, quais soluções em energias renováveis podem ser implementadas pela Cooperativa, com sede em Castro, Campos Gerais, nos segmentos em que atua.

A parceria tem como base o Programa Sebraetec - Serviços em Inovação e Tecnologia, na modalidade aglomerados produtivos, por meio do qual 20% dos investimentos em projetos de fomento à inovação e tecnologia ficam sob a responsabilidade da Castrolanda e os 80% restantes dos recursos aos cuidados do Sebrae/PR. O mapeamento que será realizado para a Castrolanda deve ser finalizado ainda no primeiro semestre de 2016, e a governança, formada por representantes da Cooperativa e do Sebrae/PR, vai acompanhar todas as etapas do processo.

“Esperamos que o trabalho a ser desenvolvido pelo Sebrae/PR para a Castrolanda sirva de exemplo e inspiração para as demais cooperativas”, diz o diretor de Operações do Sebrae/PR, Julio Cezar Agostini, ao frisar que a entidade auxilia parceiros a investirem na construção de uma rede estadual de iniciativas que priorizem a busca permanente pela sustentabilidade também nos negócios. Conforme Julio Agostini, o trabalho que será desenvolvido para a Castrolanda será coordenado pelo Ph.D. em energias renováveis e Smart Grid , Claudio Lima.

O gerente regional do Sebrae/PR no centro do Estado, Joel Franzim Junior, também acredita que a região tem um ambiente propício para o desenvolvimento de projetos envolvendo outras cooperativas e seus cooperados, podendo, desta forma, se tornar um cluster de energias renováveis. A solenidade de assinatura do contrato entre o Sebrae/PR e a Castrolanda aconteceu na sede da Unidade Industrial de Carnes, que é fruto do modelo de negócios aplicados pelas cooperativas Castrolanda, Batavo e Capal.

Na ocasião, Julio Agostini, Joel Franzim e o consultor do Sebrae/PR, Roberto Janz, conheceram as instalações da Unidade, acompanhados do presidente da Castrolanda, Frans Borg; do diretor de Operações da Cooperativa, Marco Antonio Prado, e do superintendente da Unidade Industrial de Carnes, Ivonei Durigon.

A Unidade Industrial de Carnes, conforme expôs o superintendente Ivonei Durigon, já foi projetada com foco em algumas soluções sustentáveis. Na área ambiental, o empreendimento conta com um sistema de captação de água da chuva e reuso de água tratada, sistema para tratamento de efluentes de última geração e alta eficiência. Já na área social, a Unidade realiza a aplicação de tecnologias para adequar os postos de trabalho, com a redução dos riscos ergonômicos e melhor qualidade de vida das pessoas, entre outros projetos.

Estratégia integrada
O Sebrae/PR tem outras experiências bem-sucedidas no tema sustentabilidade. Julio Agostini cita o Programa Oeste em Desenvolvimento, uma parceria com a Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná (Caciopar), Itaipu Binacional e Fundação Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop).

Outra frente de trabalho, destacada por ele, é a parceria com a Prefeitura de Curitiba, envolvendo um plano para incorporar conceitos de energias renováveis ao longo da Linha Verde, na Capital. Já no noroeste do Estado, a entidade assinará em setembro o contrato com a Prefeitura de Maringá para o desenvolvimento de um conjunto de projetos para o fomento de energias renováveis na cidade. O projeto inclui o novo parque industrial e a região do aeroporto, com base na energia solar fotovoltaica.

Sobre o Sebrae/PR
Para quem já é ou quer ser empresário, o Sebrae/PR – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná é a melhor opção para obter informações e conhecimento. Criado na década de 1970, o Sebrae apoia as decisões dos empresários, dos potenciais empresários e dos potenciais empreendedores, no campo e na cidade, porque é a instituição que entende de pequenos negócios e possui a maior rede de atendimento do País. No Paraná, conta com seis regionais e 12 escritórios. A instituição chega aos 399 municípios por meio de Pontos de Atendimento ao Empreendedor, Salas do Empreendedor e parceiros locais, como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, orientações, capacitações, treinamentos, projetos, programas e soluções, com foco em empreendedorismo e gestão; empresas de alto potencial e potencialização; educação empreendedora; startups; liderança; e ambiente de negócios.

Fonte: Sebrae/PR

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.