segunda-feira, 9 de março de 2015

Fim da greve no Paraná

Pais e alunos a greve dos servidores estaduais da educação acabou! As aulas retornam dia 12/03/2015 quinta-ferira.

Foto: Divulgação
Reunidos em assembleia na manhã desta segunda-feira (9), professores da rede pública estadual de ensino decidiram suspender a greve da categoria, deflagrada em 9 de fevereiro. No entanto, os docentes também aprovaram a manutenção de um estado permanente de greve, o que significa que a paralisação pode ser retomada caso o governo estadual descumpra algum dos acordos firmados desde o início do movimento.

Para os alunos, o reinício das aulas acontecerá na quinta-feira (12); para os professores e funcionários, a volta ao trabalho se dá na terça-feira (10). Segundo a APP-Sindicato, a categoria precisa desses dois dias para reorganizar as turmas e escolas.
Foto: Divulgação
Os mais de dez mil professores(as) e funcionários(as) de escola que lotaram, na manhã de hoje, o Estádio Durival Britto e Silva, na Vila Capanema, em Curitiba, decidiram pela suspensão da greve geral da categoria e pela manutenção, a partir de agora, do estado de greve. Entre as deliberações aprovadas, está o retorno às escolas com dois dias para organização das escolas e colégios (terça, dia 10, e quarta-feira, dia 11). O início das aulas será nesta quinta-feira, dia 12. Na ocasião, os(as) educadores(as) irão recepcionar aos pais, mães e estudantes com carta de agradecimento à comunidade escolar, no dia de retorno às aulas.

DELIBERAÇÕES DA ASSEMBLEIA ESTADUAL EXTRAORDINÁRIA

1. Suspensão da greve e reinstalação do estado de greve: unidade da categoria e retorno à greve sob qualquer ameaça aos direitos.
2. Após a assembleia estadual ato de encerramento da greve no acampamento, local que teve um papel importante de manutenção e resistência da nossa greve.
3. Retorno às escolas com dois dias para organização das escolas e colégios (terça e quarta-feiras). Início das aulas na quinta-feira, dia 12/03.
4. Recepção aos pais, mães e estudantes com carta de agradecimento à comunidade escolar, no dia de retorno às aulas.
5. Debate com os(as) alunos(as) sobre todo processo da greve, principalmente nos primeiros dias do retorno (aula inaugural).
6. Reunião com pais, mães e responsáveis para debate de todo processo da greve.
7. Jornal 30 de Agosto organizativo do final da greve. Produção de materiais sobre a greve (inclusive vídeo).
8. Agradecimentos à comunidade em geral, aos que fizeram doações no acampamento, imprensa, câmaras municipais, movimentos sociais e sindicais, todas as instituições, etc.
9. Fortalecimento das comissões escolares e dos conselhos regionais.
10. Uso contínuo dos materiais da greve (camisetas, botons, adesivos).
11. Atas notariais – reconhecimento jurídico das condições da escola, com filmagens, fotos e relatos.
12. Em todo dia 12 de cada mês que for letivo, realizar atividades nas escolas e nos Núcleos Sindicais com a memória da greve. Dia “EU TÔ NA LUTA”. Debater também nestes dias a situação das escolas.
13. Amplo debate sobre a Paranaprevidência / defesa da nossa a proposta / vigilância permanente. Realizar um seminário sobre o tema, produzir materiais e tudo que for preciso para defesa da nossa previdência.
14. Campanha pelo direito de greve – defesa dos trabalhadores. Carta de apoio às demais categorias que estão em greve. Não aceitamos a judicialização da greve.
OUTROS ASSUNTOS:
- Aprovada a realização da assembleia estadual ordinária de prestação de contas até o final do mês de abril.
- Aprovada a contribuição extra de uma mensalidade sindical no mês de março/2015 para pagamento das despesas da greve (ônibus, acampamento, estrutura das assembleias).

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.