"Estamos
apostando no modelo porque vamos vender mais na Região. Queremos ir além das
grandes cidades. Nosso objetivo é chegar nas pequenas e médias", disse o
presidente da Volvo Bus LatinAmerica, Luis Carlos Pimenta, ao explicar o acordo
firmado entre a empresa e a Ericsson para a customização do sistema de ITS
(Inteligent Tranportation System) ITS4Mobility da Volvo para atender às
necessidades do mercado latino-americano. Inicialmente, o acerto prevê o uso do
software apenas nos ônibus. Mas é possível estender também para a linha de
caminhões, também produzida pela fabricante. O executivo participou nesta quarta-feira, 20/05, do evento Smarty City Business, realizado em Curitiba.
A solução -
desenvolvida pela Volvo - oferece mais eficácia ao transporte urbano e
contribui com a melhoria da mobilidade a partir de um sistema de gestão de
tráfego e de informação ao passageiro em tempo real.
A Ericsson será
responsável pelo desenvolvimento, implantação, suporte e manutenção da solução
de Gestão de Tráfego e Informação para Passageiros que será oferecido
comercialmente pelas duas empresas na América Latina. A solução será
desenvolvida por profissionais de pesquisa e desenvolvimento da Ericsson no
Centro de Inovação Ericsson localizado em Indaiatuba, interior de São Paulo.
O sistema de
gestão de trafego e informação ao passageiro é uma ferramenta que auxilia as
cidades a utilizar os recursos que já possuem para tornar o sistema de
transporte urbano mais eficiente. Há melhoria da qualidade da mobilidade, e
aumento da produtividade operacional e da satisfação dos passageiros.
Para os
operadores, a vantagem é acompanhar a frota em tempo real e ter informações como
tempo de percurso, pontualidade e quantidade de ônibus nos trajetos, o que
permite redistribuir os veículos de acordo o modelo mais adequado para atender
o fluxo de passageiros por rota e horários.
Os passageiros
têm a vantagem de ter acesso em tempo real aos horários de chegada dos ônibus
aos pontos de cada uma das linhas. As informações podem ser acessadas pela
internet, aplicativos de smartphones, mensagem de texto e ainda por meio de um
call center. São informações que permitem aos passageiros planejar melhor suas
viagens e tempos de deslocamentos, evitando atrasos e longos períodos de
espera. Os prazos para o uso da solução na frota atual não foram revelados.