quinta-feira, 21 de maio de 2015

Piraí do Sul representa o Paraná no Fórum de Cidades Digitais em Blumenau

Foto: Divulgação
Piraí do Sul, localizado na região dos Campos Gerais, será o representante paranaense no I Fórum de Cidades Digitais do Médio Vale do Itajaí, que será realizado nesta quinta-feira (21), na Associação de Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI), em Blumenau.
O evento é promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Blumenau e AMMVI, com o objetivo de estimular o investimento em Tecnologia da Informação e Comunicação no aprimoramento dos serviços públicos. A abertura será às 9 horas, no auditório da entidade.

Totens de autoatendimento nas unidades de saúde, integrados com leitores biométricos, uma rede interligada e prontuários eletrônicos, que concentram o histórico médico dos pacientes, são alguns dos exemplos que o chefe de Desenvolvimento de TI de Piraí do Sul, Luis Rafael Huergo Barbosa, irá apresentar aos prefeitos e secretários municipais no Fórum de Cidades Digitais do Médio Vale do Itajaí. “Estamos muito felizes de poder representar o Paraná, mas acredito que tem muita coisa a ser feito ainda. A gente espera fazer mais investimentos”, afirma ele.
A distribuição do sinal gratuito de internet para a população é outra iniciativa que vem promovendo a inclusão digital e social no município. O serviço distribuído via rádio quadruplicou desde a implantação, em 2010. Subiu de 300kb para 1,4 MB por usuário. A rede possui cinco torres de distribuição e atende mais de 1700 usuários cadastrados atualmente. “Quando assumimos em 2013 nos deparamos com muita reclamação. A partir daí fizemos um estudo técnico para viabilizar algo que fosse possível de expansão. Conseguimos fazer uma abrangência de 100% da área urbana, salvo as questões de relevo. Está bem satisfatório o sistema”, conta Barbosa, acrescentando que o desafio da equipe, por conta das questões naturais, é buscar formas de levar internet para o campo.
Além do sinal que chega às residências, de acordo com o chefe de Desenvolvimento de TI, recentemente a Prefeitura implantou uma rede de cobertura wi-fi em um complexo esportivo, que reúne quadras, pistas de skate, campos de futebol e ginásio, este último com capacidade para atender duas mil pessoas.
A expectativa dos gestores para este ano é a implantação da rede de fibra óptica no município, iniciativa que deve potencializar os investimentos e aplicação das Tecnologias da Informação e Comunicação nos serviços públicos. Piraí do Sul foi uma das localidades contempladas na segunda fase do programa de Cidades Digitais, do Ministério das Comunicações. Além da interligação dos prédios públicos, o projeto prevê o uso de softwares de gestão e a disponibilização do sinal de internet em pontos públicos. Em Piraí, duas praças e o terminal rodoviário serão contemplados com a rede wi-fi.
Fórum de Cidades Digitais - Este é o terceiro evento do gênero promovido em Santa Catarina pela Rede Cidade Digital em parceria com Prefeituras e Associações de Municípios. Segundo o diretor da RCD, José Marinho, os Fóruns auxiliam no planejamento das localidades que pretendem transformar-se cidades digitais.
O compartilhamento de experiências e apresentação de soluções e inovações tecnológicas, reforça Marinho, contribuem para que os recursos sejam bem aplicados. “Melhorias na qualidade de vida das pessoas e administrações municipais mais eficientes passam obrigatoriamente pelo investimento em Tecnologia da Informação e Comunicação. Aqueles municípios que não buscarem iniciativas de cidade digital ficarão à margem do desenvolvimento econômico e social”, afirma o diretor da Rede Cidade Digital.

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.