sábado, 16 de maio de 2015

Semana de Oração pela Unidade Cristã - SOUC

Todos os anos ao redor do mundo os cristãos celebram a Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC). A data não é a mesma para todos os países, mas o objetivo é o mesmo: orar, rezar pela unidade dos cristãos.

           No Brasil a SOUC é organizada pelo CONIC ( Conselho Nacional de Igrejas Cristãs) e será de 17 a 24 de Maio e deve reunir os cristãos das mais variadas denominações em todo território nacional com muitas iniciativas que vão de pequenas celebrações domésticas até encontros em grandes catedrais, de reuniões entre os fiéis até o abraço fraterno entre pastores, bispos, padres, reverendos, diáconos, enfim, entre homens e mulheres que juntos querem estreitar os laços e cultivar entre si tudo aquilo que possa unir e gerar fraternidade.

Desde o último século, muitas igrejas tem se aproximado e se esforçam em estabelecer um diálogo cada vez mais aberto e em vista de projetos comuns em prol da dignidade humana, do combate à miséria, da corrupção e também avanços no campo da fé e da teologia numa dinâmica de enriquecimento mútuo sem falar das contribuições culturais e intelectuais que uma igreja oferece à outra através de produções de artigos, reflexões, homilias, livros, estudos, ensaios, seminários ecumênicos, músicas, poesias, cinema, teatro e muito mais. 

Falar em unidade dos cristãos não significa falar em uniformidade dos cristãos. A unidade pressupõe, sobretudo na perspectiva da ação do Espírito Santo, a diversidade. Portanto, as diferenças são reflexo do Espírito que é um só, mas que possui muitos dons, já a uniformidade não deixa espaço para a expressão dessas diferenças e se impõe como padrão dificultando o diálogo e o dinamismo da fé. É nesse espírito de construção e de pôr-se a caminho que os cristãos querem pedir a Deus Pai o dom da unidade.

Em Ponta Grossa, a SOUC contará com três celebrações promovidas pela Igreja Católica e Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, que são igrejas membro do CONIC:

Dia 17/05 às 10:00 – Culto na Igreja Bom Pastor (Pastor Diego Biehl)
Dia 17/05 às 18:30 – Missa na Igreja N.Sra. do Rosário (Padre Edvino Sicuro)
Dia 20/05 às 19:00 – Missa da Igreja N.Sra. do Pilar - com cocktail e confraternização ecumênica (Dom Sérgio Arthur Braschi).

Na ocasião desta SOUC, pretende-se dar início ao Movimento Ecumênico dos Campos Gerais, o qual será formado por diferentes igrejas a fim de fomentar o diálogo ecumênico na região e colaborar na construção de uma sociedade nova a partir daqueles valores essenciais do cristianismo como a fraternidade, a solidariedade, o perdão, a tolerância, o amor, a paz.

Boa SOUC à todos!

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.