terça-feira, 29 de setembro de 2015

Incutindo o pensamento inovador na Organização


Como trabalhar a cultura de uma organização? Cabe a quem esta responsabilidade?  Se você respondeu que é de responsabilidade do Presidente da empresa, acertou. A empresa é o reflexo da alta direção, assim como os filhos são o reflexo dos pais. Para saber que tipo de princípios e valores uma pessoa possui, basta observá-la.
Para saber que tipo de cultura está implantada na empresa, convém observar o comportamento dos colaboradores quando a liderança não está presente. Se o que se observa não é agradável ou não está alinhado com o pensamento do presidente, é hora de mudar.

Já dizia Albert Einstein que a insanidade é tentar conseguir resultados diferentes fazendo sempre a mesma coisa. Quantos de nós já identificamos a necessidade de mudanças em nossa empresa, em nossa casa e cobramos nossos colaboradores, nossos filhos, mas... nós não mudamos nossos comportamentos?

Sem uma autoanálise ficará difícil conseguir com que as coisas melhorem. Há presidentes que se preocupam como as pessoas estão executando suas atividades ou se estão cumprindo o horário de trabalho, etc. e deixam de cumprir sua principal responsabilidade que é a de se preocupar com os processos da empresa. Observe a pirâmide a seguir.
A preocupação principal da presidência deve ser com os resultados da organização, ter uma visão de médio e longo prazo e então elaborar o planejamento estratégico da empresa bem como incutir uma cultura voltada para a inovação organizacional. 
Além do mais, se preocupar em como será o desenvolvimento organizacional, que recursos serão necessários para se alcançar os objetivos traçados no planejamento estratégico, qual a melhor estratégia para ganhar mercado, que tipo de ferramentas precisará para avaliar o desempenho organizacional e das pessoas. São tantas preocupações e análise de ferramentas que o auxiliarão a manter a empresa competitiva que ele não pode e nem deve ficar se preocupando com detalhes que é de responsabilidade da gerência e da supervisão. Para tanto ele precisará do apoio das demais áreas da empresa para que o planejamento seja executado. Por esta razão é que são definidos indicadores de Performance organizacionais, os quais o auxiliarão a tomar esta ou aquela decisão para manter a empresa nos caminhos desejados. A cultura inovadora deve descer em “cascata”, ou seja, de “P” a “p”, do Presidente ao porteiro. Além do mais, deverá prover recursos para obter uma política salarial adequada e justa, bem como incentivos financeiros e reconhecimento para os colaboradores que trazem retornos para a organização.

Que cultura, ou que tipo de comportamento tem o líder principal da organização? Será que está no caminho certo?

Boa semana e boa sorte!

*Texto inspirado do Livro de Michel Robert (A estratégia pura e simples da Inovação do Produto) da editora Nórdica, 1995.

Acesse o perfil de Sérgio Ditkun Clique Aqui }

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.