quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Desafio leva 20 novos usuários ao Departamento da Pessoa com Deficiência em PG

Foto: Divulgação
O desafio “Amor sem Fronteiras”, proposto pela Secretaria Municipal de Assistência Social para aumentar o número de usuários atendidos pelo Departamento da Pessoa com Deficiência, está obtendo resultados muito positivos.

Lançado no final do mês de setembro, o desafio já conseguiu levar 20 novos usuários para cadastro e atendimento no Departamento da Pessoa com Deficiência, que promove diariamente acompanhamento com fisioterapia e fonoaudiologia, além de oficinas de dança, circo e várias outras.

A proposta com o desafio é diminuir o número de pessoas com deficiência que estão sem nenhum atendimento na cidade. “Temos uma estimativa de que Ponta Grossa tenha cerca de 10 mil pessoas com deficiência que precisam de atendimento. Sabemos que tem em torno de 1.500 sendo atendidas nas instituições e mais uma parcela no nosso departamento, então falta ainda cerca de 70% desse público para ser atendido”, explicou a diretora do departamento, Ana Cristina Duda.

Como o número de pessoas sem atendimento ainda é grande, o Departamento da Pessoa com Deficiência irá reforçar o desafio, promovendo ainda abordagens em locais de bastante movimento, divulgando as atividades que são ofertadas pela Prefeitura de Ponta Grossa gratuitamente à população. “Tem muitas pessoas que fazem acompanhamento com fisioterapeuta e fonoaudiólogo, mas fica só nisso, não interage com outras pessoas e pode até ter depressão. Investimos muito na socialização dos usuários, de forma que eles começam a perceber que tem outras pessoas que conseguem conviver com a deficiência, às vezes mais grave que a sua própria. Aqui eles se entrosam entre eles, todo mundo brinca e conversa do mesmo jeito”, comenta a diretora.

Além disso, o secretário de Assistência Social, Julio Kuller, destaca que o trabalho do Departamento visa também prestar um apoio às famílias das pessoas com deficiência. “As atividades também são abertas aos familiares dos usuários, para trabalhar também a questão da dependência que a pessoa com deficiência acaba criando com o cuidador. Interagir com outros pais, outros familiares, traz muito benefícios para essa pessoa que realiza o cuidado direto e constante do usuário”, destacou Kuller.

O Departamento da Pessoa com Deficiência realiza semanalmente entre 150 e 180 atendimentos. Os usuários participam de uma série de atividades, como oficinas de dança, circo, artesanato e pintura, além dos atendimentos de musicoterapia, fisioterapia e fonoaudiologia. O Departamento ainda promove constantemente atividades de recreação e integração dos usuários, com passeios e festas em datas comemorativas.


O desafio segue até o final do ano, para das a chance de que mais pessoas comecem 2016 com uma nova perspectiva de vida, recebendo não só este atendimento, como também se integrando e relacionando com outros usuários e suas famílias. Para participar do desafio, basta levar ao Departamento da Pessoa com Deficiência alguém que ainda não esteja recebendo atendimento em nenhuma instituição da cidade. O departamento fica no Ginásio Jamal Farjalla Bazzi. Mais informações pelo 3222-3118.

Fonte: Prefeitura de Ponta Grossa

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.