sábado, 23 de maio de 2015

No Brasil mais de 84 mil escolas públicas internet gratuita

Foto: Divulgação
O Brasil já conta com mais de 84 mil escolas públicas com internet gratuita. São instituições de ensino fundamental e médio que recebem o sinal das prestadoras de serviços de telecomunicações. A Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil) entente que essa iniciativa se constitui em um dos maiores programas de inclusão social do País, influenciando diretamente na formação dessas crianças e jovens, que são o futuro do Brasil.

Do total de 84 mil instituições de ensino, 66 mil estão na área urbana dos municípios e são atendidas no âmbito do Programa Banda Larga nas Escolas, com infraestrutura de banda larga fixa das concessionárias de telefonia. Outras 18 mil escolas estão na área rural e recebem conexão à internet em sua grande maioria pelas redes de terceira geração (3G) da telefonia móvel.

O Programa Banda Larga nas Escolas começou a ser implantado em 2008 e tinha, inicialmente, uma meta de conectar 55 mil instituições de ensino. Esse total, no entanto, foi progressivamente ampliado para alcançar novas escolas públicas de ensino, identificadas pelo censo escolar, que passaram a integrar as áreas urbanas dos municípios. Entre essas instituições de ensino estão escolas municipais, estaduais e federais.

O Programa Banda Larga nas Escolas é um projeto assumido pelas prestadoras por ocasião da troca de metas contratuais de universalização dos serviços. As metas iniciais, que previam a instalação de Postos de Serviços de Telecomunicações (PSTs) – com orelhões e computadores para acesso discado à internet –, foram trocadas pela obrigação de levar infraestrutura de redes em banda larga (backhaul) a todos os municípios brasileiros, o que foi inteiramente cumprido em dezembro de 2010. Já o atendimento às escolas rurais faz parte dos compromissos assumidos no leilão de frequências do 4G.

As prestadoras de serviços de telecomunicações reiteram seu compromisso com a expansão da banda larga no País e seu entendimento de que a infraestrutura de banda larga deve vir acompanhada de medidas que incentivem a adoção de soluções completas com uso de TICs, essenciais na formação de crianças e jovens e na capacitação profissional do professor.

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